Mac Mini M1 2020
Olá, tudo bem? Espero que sim.
Bom, se você chegou até esse texto é porque você tem interesse e quer entender sobre o computador mais barato da linha da Apple hoje, em 2021.
Eu vou deixar a parte técnica para depois e vou direto ao ponto. Não vincule o termo computador barato a produto ruim porque esse computador pequeno e simpático está longe de ser um computador ruim.
Equipado com o poderoso chipset M1, ele é um computador para muito além de navegação na internet e permite que o usuário tenha uma experiência completa e incrível no ambiente que a Apple idealiza para seus clientes.
Como bom técnico de informática, eu já sabia que os computadores da Apple são bons, porém não esperava me surpreender tanto com esse novo chip M1. A tecnologia ARM, que é a base desse microchip, faz com que o uso de recursos seja infinitamente menor, obtendo o mesmo desempenho de tarefas de gente grande. Alguns sites de testes (como por exemplo o cpubenchmark) classificam esse chip da Apple em quinto lugar, perdendo apenas para seus irmãos M1 max e AMD Ryzen 7 e 5. O que nos leva a pensar que apesar do Mac mini M1 ser um equipamento de entrada e barato, principalmente quando falamos da Apple, ele realmente não veio para brincadeira.
Pontos positivos: Como vimos acima, ele é o mais barato da linha Apple e atende uma gama de profissionais que precisam de um computador de mesa. Ele também tem um design bem discreto e fica ali em cima da mesa sem chamar atenção e sem a pirotecnia atual dos gabinetes com led e raios para todos os lados. Conta com as entradas: 01 de força padrão, 02 USB tipo C, 01 HDMI, 02 USB-A e 01 para fone de ouvido 3,5 mm, além de entrada Ethernet (RJ-45). Acompanha na caixa: cabo de força, manual de uso, garantia e um adesivo da maçã.
Mas como nem tudo são flores, apesar desse computador ter convertido esse louco por Windows em um usuário da Maçã, não posso negar que algumas coisas podem melhorar, então vamos aos pontos negativos.
Pontos Negativos: Em primeiro lugar estão os preços dos espaços dos HDs nativos do Mac mini M1. Essa placa não permite upgrade, a menos que você seja um expert em eletrônica, então a Apple cobra bem caro caso você queira ter bastante espaço de forma nativa. Algo mais a se notar é que 2 entradas USB-C e 2 entradas USB 2.0 não são suficientes. Ele também não tem entrada de cartão de memória (e isso, para criador de conteúdo, é muito ruim). Pela minha experiência, esses são os pontos que me tiram do sério.
Seria bom também se o mouse e o teclado da Apple acompanhassem o Mac Mini, já que acompanham o iMac.
Para quem é o Mac mini M1 2020?
Certamente ele vai atender a uma gama de usuários que gostam de computadores de mesa, DESKTOP. Produtores de conteúdos para internet assim como eu, tem nele uma opção maravilhosa: rápido, compacto e eficiente.
Devo comprar um Mac Mini M1 2020 em 2021?
Sim, ainda não lançou uma versão atualizada e não acredito que seja lançada uma no ano que vem, pois a linha mini geralmente demora entre uma versão e outra.
Se me permite um conselho:
Para você que procura por um ótimo computador a um menor custo, compre a configuração intermediária com 16 GB de memória e 512 de GB de SSD. Esse é o ideal para quem quer jogar ou trabalhar com criação poder fazer tudo sem se estressar.
Vou fazer um review também falando dos acessório que uso como o meu Mac Mini então não perca os próximos, pois vem uma série muito interessante de tecnologia. Comecei com o computador porque é a ferramenta de trabalho que mais passo tempo hoje.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida sobre esse texto, entre em contato comigo através dos meus canais.
Não deixe de dar uma espiadinha também no Instagram @paulorosariophotos e no canal do YouTube: Paulorosariophotos.
Um abraço!
Fique bem
Bis Bald.