Filtro ND Circular variável!

   À medida que vamos evoluindo na fotografia sentimos mais vontade de aprender novas técnicas e isso é ótimo. Porém, para que algumas técnicas sejam executadas, são necessários acessórios que vão além da câmera e do kit de lentes.
  Eu sempre fui fascinado em congelar o momento, a fotografia faz isso muito bem. Porém, em algumas capturas, queremos mostrar o que estamos vendo, a ação que está acontecendo naquele exato momento. Mas como registrar o movimento?
  Existem várias técnicas pelas quais podemos registrar uma fotografia com sensação de movimento. A longa exposição foi a técnica que escolhi para passar essa sensação em algumas das minhas fotos. Com a minha câmera e um bom tripé eu já conseguia atingir meus objetivos, porém só quando eu estava em situação de pouca luz. Durante o dia e / ou na parte da tarde, eu quase não conseguia fotografar com a precisão que eu gostaria. Foi pesquisando e estudando bastante que eu descobri que deveria utilizar os filtros ND.
  O que seria um filtro ND?
  Como eu gosto de falar, ele é como óculos de sol para a sua câmera.
  Quando estamos fazendo uma longa exposição, precisamos aumentar o tempo de captura do obturador para criar aquele borrão nas partes que estão em movimento. Porém, esse tempo maior também faz entrar mais luz e, é aí que o filtro entra em ação. Esse filtro reduz um pouco da luz que está entrando durante a captura.
  Existem diversos tipos de Filtros ND. Um dos mais em conta é o ND Circular Variável, que costuma ser o primeiro filtro de vários fotógrafos.
  Eu comprei um filtro ND Circular Variável que vai de ND2 - ND400 (ou seja, 9 Stops de redução de Luz), o que relativamente resolveria meu problema de luz (e realmente resolve).
  Esses Stops não são empilháveis, ou seja, eu não posso adicionar um Stop na frente de outro e sim girando o filtro Stop por Stop.
  Muitas vezes, dependendo da luz do dia ou do efeito que queremos obter, estes 9 Stops não são suficientes, porém a minha vida melhorou muito e o filtro me possibilitou dar os meus primeiros passos na fotografia de longa exposição diurna.
  O Filtro é construído em vidro e, apesar de resistente a arranhões, o equipamento deve ser tratado com cuidado, pois se cair pode quebrar.
  Na construção dele, preciso destacar os dois anéis de metal, um fixo e o outro que gira que, ao mesmo tempo em que tem uma função de variar os Stops, ajuda na proteção em caso de queda.  Outro ponto a favor é o fato de termos 9 filtros em um só, o que torna a experiência de uso muito boa, pois não é necessário levarmos muitos acessórios conosco.

  Em resumo, é uma construção muito boa, principalmente se levarmos em consideração o preço pelo qual pagamos por esse modelo.O custo benefício é com certeza o ponto alto dele e não tenho dúvida que seja uma possível causa para você adquirir.

  Mas, como nem tudo são flores, empilhar filtros nele é uma tarefa bem complicada. Logo dá para perceber que o sistema não foi pensado para isso e sim no uso rápido e prático.
  Sabendo que todos os filtros, em determinada abertura e de terminado Stop, geram vinhetas, em minha opinião, o problema desse modelo é que existem vinhetas acentuadas tanto no menor Stop quanto no maior, tornando o uso limitado em uns 6 Stops.

  Então, eu recomendo esse filtro?
  Sim, eu recomendo uma vez que você tenha a noção dos desafios que vai enfrentar. Além do mais, é uma ótima oportunidade para se aprimorar mais uma técnica.
  Espero que tenha gostado desse conteúdo.
  Não se esqueça de me seguir no meu instagram: paulorosariophotos e no canal do youtube: Paulo e Lu Fotovlog.

PS: A K&F enviou um link e um código para você poder comprar seu filtro com 10% de desconto. Então aproveite essa oportunidade. Detalhe: É para o novo modelo e ele está com um monte de melhorias.
Link: https://bit.ly/3urvD9N
10% OFF code: PT10OFF  Esse cod é valido até 30 de Junho!!!

Bis Bald,
Paulo Rosário.

Vinheta

Vinheta