Canon 6d Mark 2

Olá, como estão? Espero que bem.

Hoje vamos falar da Canon 6d Mark 2. Desde já, gostaria de avisar que é um review com base na minha experiência de uso e que isso não substitui a leitura do manual da câmera. Com isso combinado, começo:

A Canon 6d M2 é um equipamento simplesmente fantástico. É a câmera de entrada da linha fullframe da Canon e vem com muita tecnologia embarcada, tornando o uso uma experiência sensacional. Para o meu caso, sair de uma t6 e ir para a 6d M2 foi um salto. Ela oferece o melhor que a Canon poderia colocar em uma câmera pelo preço que ela é oferecida. Para quem busca o sensor fullframe, ela certamente é uma opção a ser analisada com carinho. Ela traz consigo o sensor CMOS fullframe de 26.2 megapixels, o que atende a uma gama absurda de fotógrafos. Seu poderoso processador DIGIC 7 deixa a experiência de uso ainda melhor pois orquestra todo o funcionamento sem travamento ou qualquer outro problema. O ISO da 6d M2 está entre 100-40000 podendo ser expansível entre 50-102400. O que mais gosto do ISO é que, diferente das câmeras de sensor cropado, o ISO da 6d M2 tem uma variação intermediária muito boa, dando ao fotógrafo maior liberdade de escolha de qual ISO usar. Eu consegui obter ótimos resultados fotografando em ambientes noturnos usando ISO até 2000.

Muito se fala da quantidade de fotos por segundo que uma câmera tem a capacidade de capturar. A 6d M2 entrega 6,5 fotos por segundo, o que é relativamente bom, dependendo do seu ramo de atuação.

Um dos pontos altos dessa câmera, a meu ver, é o seu modo Bulb, que vai de 30 a 4000 segundos, de forma nativa da câmera e sem precisar de intervalômetro (o que é bem vindo, dependendo do que você está fazendo). Tem a capacidade de filmagem em full HD 1920 x 1080 em 30p ou 24p e faz timelapse 4K em 30p, porém não acredito que o ponto alto dela seja a produção de vídeos.

Ela também vem com a tecnologia AF Dual Pix CMOS que é realmente surpreendente, porém esta tecnologia só está presente na tela do visor e para quem gosta de fotografar ensaios com o viewfinder, isso é questão de adaptação.

Na parte de conectividade ela está de parabéns. Com sensor Bluetooth, NFC e Wi-Fi, você dificilmente vai ter problema para acessar a 6d M2.

A tela LCD articulada deixa a experiência de uso ainda mais agradável e não importa o que você vai fotografar, poder virar a tela é muito bom, pois assim evitamos aquelas posições constrangedoras que tínhamos que ficar para capturar determinada imagem.

Conta também com porta USB e saída para fone de ouvido e uma única entrada para cartão tipo SD/SDHC/SDXC. Eu particularmente uso o cartão SD e me atende muito bem. Ponto positivo: O custo-benefício para quem quer o sensor fullframe em uma DSLR.

A Canon 6D Mark 2 é um equipamento cheio de tecnologia, principalmente o sensor Dual Pixel e seu visor articulado. Suas opções de conectividade sem fio permitem uma liberdade e criatividade de uso muito boa.

Pontos negativos: Um dos grandes problemas dessa câmera são os seus 45 pontos de focos somente na parte central do sensor, cobrindo assim 90% do mesmo. Apesar dos pontos de focos serem rápidos, essa limitação fará você perder algumas fotografias até se acostumar com a 6d M2.

Sua incapacidade de gravar em 4K é algo que me deixa bem chateado com ela, uma vez que essa tecnologia já está embarcada (e seria maravilhoso se tivesse).

Devo comprar a Canon 6D Mark 2 em 2021? Sim e não.
A Canon vem mostrando a cada dia mais que os seus passos estão destinados às câmeras mirrorless. Então, caso você possa ir nessa direção, acredito que terá um caminho muito mais duradouro com o seu equipamento. Agora, se você quer ter a experiência de uma DSLR fullframe, vá em frente.
É um ótimo equipamento e tenho certeza que você vai amar.

Eu sou fotógrafo de ensaios, produtos e paisagem e ela me atende muito bem. Eu já fiz até eventos com minha Canon 6D Mark2 e indico.

Lembre-se: o equipamento não faz nada se quem está usando não tem conhecimento.
No livro “A arte da guerra” alguns dos ensinamentos são: conhecer o seu oponente, a si mesmo, o terreno e o seu equipamento, pois com uma boa análise desses fatores, certamente você terá sucesso. Então, uma foto bem feita começa a ser tirada antes mesmo de ligar o equipamento e até mesmo antes de comprá-lo.

Fiquem bem.
Bis Bald.
Por Paulo Rosário.